Em 1579, Gonçalo Gonçalves renomeou a sesmaria que ganhou em homenagem ao padroeiro de sua cidade natal e construiu uma capela que o homenageia: nasceu a Igreja Matriz do município de São Gonçalo. Em 1643, a Igreja virou Paróquia. Originalmente a fachada era barroca, o que foi perdido nas reformas com a adoção de fortes traços neoclássicos. Na década de 1970, as paredes e os pisos, todos de madeira, foram deteriorados pelos cupins, sendo substituídos por concreto e azulejos, o que embruteceu sua estética.
O equipamento cultural é um retrato do modo de conservação do nosso patrimônio cultural: paradoxalmente, temos sorte se os construtos ainda existem. Com o estado lastimável de suas dependências e com as modificações substanciais de sua arquitetura, o passado histórico-social do município de São Gonçalo se perde e a valorização do que é produzido pelos munícipes é decretada como dispensável. Uma pena. Um erro.
Visitação
Dias e Horários: visita preferencial próximo aos horários de missa (domingo às 8h e às 19h; segunda às 19h; terça e quarta às 7h30 e às 19h; quinta e sexta às 7h30; sábado às 7h30 e às 16h).
Valor do Ingresso: gratuito.
Necessário agendar: não.
Endereço: Rua Coronel Moreira César, Sn. Centro de São Gonçalo, RJ.
Telefone: 21 2712-1000
Por Jordão Pablo de Pão
Nenhum comentário:
Postar um comentário